“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” I Samuel 16:7 (Recomendo também a leitura de Gênesis 37 a 50 – A História de José “do Egito”) Eu gosto muito dessa passagem, pois reforça o fato de que somente Deus tem acesso aos processos interiores (... espirituais, intelectuais e emocionais) de cada ser humano. (Salmos 139, Salmos 7:9, II Crônicas 16:9, Gálatas 6:7, 8, Romanos 2:6 e Jeremias 17:10)
Porém, é muito comum, pelo menos no meio onde eu vivo, as pessoas (só de olharem superficialmente) apontarem o dedo para as outras dizendo saber com total certeza o que elas sentem...
Saber o que elas pensam... Saber quais são suas intenções... Se elas amam, se elas não amam... Se elas são falsas ou verdadeiras... Entre outras coisas...
E por vezes pressupondo ainda que todos os seres humanos sejam idênticos, como se todos fossem “cópias exatas” uns dos outros... Como se a individualidade humana simplesmente não existisse.

A mídia é cheia desses “pré-julgamentos” em suas expressões diárias (especialmente os Talk Shows e as novelas), e isso acaba alimentando ainda mais a inclinação ao preconceito no comportamento do seu público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário