terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

“Promessa de Jó”


Porque Ele faz a chaga, e Ele mesmo a liga; Ele fere, e as Suas Mãos curam.” Jó 5:18


“Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque Ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida.” Oséias 6:1


“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A Minha Graça te basta, porque o Meu Poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite O Poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” II Coríntios 12:7-10

Eu gosto muito do texto de “Jó 42”, onde A Palavra nos mostra que Deus restaurou a sorte de Jó quando ele orava pelos seus amigos. Isso me faz pensar que o sofrimento nos humaniza! Ele ajuda a nos solidarizarmos com a dor do próximo, unindo-nos ainda mais!! (I Pedro 5:8-11, João 10:16, João 17:15-23,  Romanos 12:9, 10, 15 e João 15:12)

E tudo na Bíblia aponta para um Deus que SEMPRE Restaura a sorte dos Seus conforme Seus Perfeitos Propósitos (Salmos 34:19, Provérbios 10:22, Jeremias 29:11-14, Apocalipse 21:5, 6 e Filipenses 1:6). Mas essa não é a questão principal desse meu texto de hoje.

A questão é que não só a cura, a restauração é promessa de Deus, mas a ferida também. As dificuldades são promessas de Deus da mesma forma que as resoluções delas também são. (Salmos 30, Marcos 4:41, Mateus 28:20, Hebreus 4:14-16, Mateus 17:20, João 14:12, 26, 27, Filipenses 4 e Romanos 8:37)

“Tenho-vos dito isto, para que Em Mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu Venci o mundo.” João 16:33 (I Pedro 1, I Coríntios 3:16, I João 4:4, I João 5:4-6, Colossenses 2:9, 10, 15, e I João 3:8)

E conforme a Palavra de Deus, o principal objetivo de todas as dificuldades na vida do cristão aponta para um alvo: Buscarmos a Deus!

O espinho na carne de Paulo com certeza o impulsionava a buscar ainda mais o Senhor.

Nós sabemos que o número “3” na Bíblia nem sempre é o “3” exato.
Quando Paulo disse que pediu “3” vezes ao Senhor para livrá-lo do seu espinho, isso possivelmente significava: “Eu pedi muitas vezes ao Senhor para tirar meu espinho.”

Certamente o número “3” de Paulo significa mais do que o número exato “3”. Significa “Muitas vezes”.

O espinho na carne descrito por Paulo podia não ser uma enfermidade, pois não são apenas as enfermidades que nos impulsionam a buscar a Deus, a vivermos conforme a Sua Vontade Santa. (Romanos 12:1-2 e I João 5:14, 15)

Mas seja uma enfermidade, seja um desejo pecaminoso (Romanos 7:19-21), o espinho na carne de Paulo era um reflexo da sua limitação humana, uma lacuna em sua vida que fazia Paulo preencher-se ainda mais com a Onipresença, Onipotência e Onisciência do Criador (II Coríntios 4:7, 17 e 18 e João 3:30). Das nossas "imperfeições", Deus 'extrai' a Sua Perfeição! (Atos 19:11, 12 e Atos 5:15)

E voltando a Jó, depois de lermos o texto de “Jó 42” (http://www.bibliaonline.com.br/aa/18/42), podemos ser tentados a pensar que, após a restauração de sua sorte, as dificuldades “naturais” da vida não mais o sobrevieram. Mas isso não estaria de acordo com os propósitos do Deus Soberano que nos fez limitados, sujeitos a situações limitantes para que, por meio delas, experimentássemos vislumbres da Plenitude do Reino de Deus (o Céu Prometido) em nossa vida terrena.

Eis que o Reino de Deus está entre vós.” Lucas 17:21 (Mateus 6:10 e Marcos 4:26-32)


Aqui, podemos sim experimentar o Céu, o Reino de Deus, à medida que crescemos na Fé, vivendo assim de Glória em Glória (II Coríntios 3:16-18). Mas não é um estado Pleno e Constante de Glória ainda. É um estado momentâneo que, quando “termina”, nos faz buscar uma Glória Ainda Maior (Isaías 61 e Ageu 2).

A Glória Plena Mesmo, A Constante só acontecerá após o dia do Grande Julgamento (I Coríntios 6:2, 3), onde a contagem de tempo em Deus, com seu Povo Glorificado Totalmente (Mateus 22:30, I João 3:2, I Tessalonicenses 4:13-18 e I Coríntios 15:35-58), passará a ser apenas Absoluta. (Kairós - passado, presente e futuro num tempo só, e não mais Chronos – progressão numérica de tempo, como nós, humanos vivemos hoje)

Por isso irmão, irmã, aqui, na Terra, se no meio da trajetória da sua vida existirem pedras, diferentes pedras (sejam elas pequenas, sejam elas grandes), saiba que o “pulinho” que você dá quando nelas tropeça é para te impulsionar a, mais uma vez, segurar nas mãos de Deus, que estão sempre estendidas para os seus. (Isaías 59:1 e Isaías 49:16)

E nós, nas nossas limitações, precisamos desses “pulinhos em pedras” para conseguirmos segurar nas Mãos do Pai, e assim, experimentarmos as promessas infalíveis do Criador por meio de Sua Palavra.

Quando Paulo falou de seu espinho, ele não especificou o que era. E outra coisa, pode ser que seu espinho variasse, no decorrer de sua vida, entre diversas manifestações particulares das imperfeições "naturais" de sua humanidade. Mas é muito claro que esse espinho ou “esses espinhos” levavam Paulo a se aprimorar em Todos Os Aspectos de sua Vida Cristã. (Efésios 3:14-21)


Que nós abracemos a Deus em sua completude, não só como Senhor da cura, da Salvação, mas também como Senhor de todos os espinhos, e que faz com que tudo o que existe e que está debaixo do Seu Senhorio coopere para o bem daqueles que o Amam (Isaías 45:5-7, Provérbios 16:4, João 1:1-3, Colossenses 1:16, 17, Romanos 11:36, Romanos 8:28 e Isaías 40:31).

A Deus a Glória Eternamente. Amém.

Obs.: A grande motivação que tive ao escrever esse estudo foi “sobrenatural”. Eu tive um sonho, agora há pouco (Terça-feira, 08 de Fevereiro de 2011, 04:40), onde uma senhora me explicava que Deus curava literalmente todas as suas feridas, conforme prometido em Sua Palavra (Marcos 2:17, Isaías 53, Mateus 8:16, 17 e I Pedro 2:24). Mas após a cura, Ele produzia outras feridas, e novas curas, para que ela não parasse de buscá-lo. Ele fazia isso por amor a ela e ao Seu Reino.

Logo que tive esse sonho, contei à minha esposa e disse em seguida: “Amor, vou no computador. Preciso escrever!”

“E há de ser que, depois derramarei o Meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” Joel 2:28 (Atos 2:17, 18, Atos 1:8, Ezequiel 3:1-3, Ezequiel 37:1-10, Ezequiel 46, Ezequiel 47, I Tessalonicenses 5:23, Números 23:19, 20, Hebreus 13:8 e Mateus 28:20)

Porque Nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também Sua Geração. Atos 17:28 (João 1:1-3, 12, 13 e Efésios 2:13)

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

"Férias de bobagens!"

“Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.” Colossenses 2:9, 10, 15

Dia desses eu assisti um testemunho “curiosíssimo” de uma lenda do Rock: Alice Cooper! - http://www.youtube.com/watch?v=v3q7ycY9hbk&feature=related (Surprise! Alice Cooper is a Christian)

Eu pessoalmente não concordo com seu tipo de trabalho, mas ele disse uma coisa que me marcou para sempre!

Foi algo mais ou menos assim, só que com outras palavras: “Eu acredito que tudo o que está escrito na Bíblia é verdade. E às vezes eu penso: se eu acredito que Deus criou o Universo, que é uma coisa enorme, como eu poderia não acreditar no resto do que Ele fez e faz, que é aparentemente bem ‘menor’?” - Uma concepção particular dele!


Essa declaração me remeteu à passagem de Jesus e o Centurião: “E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus; E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.” Mateus 8:5-13

Eu gosto muito de falar sobre essa passagem porque ali se encontra, a meu ver, uma das mais simples e ao mesmo tempo mais tremendas manifestações do poder de Jesus e da nossa Fé em quem Ele É.

“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” Colossenses 1:16, 17

Semana passada, minha esposa e meu filho viajaram com a família dela até a praia e voltaram apenas ontem, uma semana depois.

Antes de eles viajarem, nós conversamos bastante e resolvemos juntos que seria melhor eles irem e eu ficar, pois eu tinha algumas coisas para resolver aqui na nossa cidade.

No entanto, o que mais me marcou nesse curto período de tempo foi minha aproximação de Deus.

Como eu fiquei sozinho em casa e eventualmente ia até a casa de meus pais, eu consegui evitar assistir TV (especialmente TV aberta - http://www.youtube.com/watch?v=KYw41iNiiXc, http://www.youtube.com/watch?v=jUBw680R_Y0https://www.google.com.br/#q=manipula%C3%A7%C3%A3o+da+m%C3%ADdia), o que eu considero muitas vezes um despropósito na minha vida.

Me mantive informado apenas por notícias que procurava na Internet.

Com isso, além da minha caminhada diária, quando sempre oro, pude meditar bastante na Palavra de Deus.

E a "grande sacada" de tudo o que eu li na Bíblia foi perceber mais uma vez A Autoridade de Jesus sobre a criação inteira. Autoridade essa que, como Filhos de Deus, temos a liberdade de exercer sobre qualquer situação da vida. (João 1:1-3, Colossenses 1:16, 17, Colossenses 2:9, 10, 15 e Lucas 10:19-22 )


Então eu comecei em mim mesmo a corrigir aquilo que percebia estar errado usando esse Poder de Deus concedido a nós, geração do Senhor. (Josué 3:5, I Pedro 1:15, 16 e Atos 17:28)

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” I Coríntios 2:9-16

E novamente eu tive a convicção de que a nossa "obra" (ou missão) sempre começa em nós mesmos. 

http://www.youtube.com/watch?v=H2C-URetqJI - Vencedores Por Cristo - A Começar Em Mim (1985) / http://letras.terra.com.br/vencedores-por-cristo/348519/

http://www.youtube.com/watch?v=uX_4i39s-JI&feature=results_video&playnext=1&list=PL22FAA957E2742A7F - http://www.youtube.com/watch?v=CLO_6DdmTuc - "Um grande avivamento, a começar em mim (em nós)" - Pra. Sheila - "Examinai tudo. Retende o que é bom." I Tessalonicenses 5:21 (Mateus 5:13-16 e I Timóteo 2:1-6)

http://www.youtube.com/watch?v=6RahK9PLKAA - Óleo de Alegria / Abundante Chuva (Neemias 8) - http://letras.terra.com.br/alda-celia/163065/ / http://letras.terra.com.br/alda-celia/168779/

http://www.youtube.com/watch?v=-6eECDL5EIs - Comunidade da Zona Sul - Ventos de Avivamento (João 14:12)

http://www.youtube.com/watch?v=x8ZNtRF23YQ ... http://www.youtube.com/watch?v=lMqr3n6o68Q - O mar se abrirá - Comunidade Evangélica de Maringá

Não é o que eu falo que faz diferença, mas o que eu vivo. Sempre!

"Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade." I João 3:18

"Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." Efésios 2:10

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” João 14:6, 12, 26, 27 (Atos 1:8 e Marcos 16:15-18)
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
Na minha adolescência, eu tive envolvimento com bebida, cigarro, etc. Glória a Deus o Senhor me libertou de tudo isso e me restaurou. (Romanos 5:20, II Coríntios 5:17-21, João 4:14 e Apocalipse 21:5, 6)

Mas hoje, vejo que essas substâncias foram gradativamente sendo ocupadas por certos hábitos ruins.


Sobre a Televisão eu já comentei, e é algo que tenho vencido, graças ao Senhor. Mas a busca exagerada que faço por informação na própria Internet é uma coisa que tenho sentido necessidade de abandonar também.

Por exemplo, alguns portais de notícias só trazem informações ruins!

Para que eu preciso saber “quem largou quem” no mundo das celebridades? Para que eu preciso saber que do outro lado do planeta, alguém assaltou uma loja vestido de papai Noel?

Existem Sites saudáveis na Internet Sim.

Então, para que eu preciso navegar por aqueles que eu já sei que são ruins, que não acrescentam quase nada de positivo à minha vida?


E outra coisa, se eu investisse metade do tempo que invisto navegando na Internet, com a minha Família, sem dúvida alguma seríamos ainda mais realizados.


Não é nada muito complicado de se fazer. São decisões que tomamos na autoridade de Cristo Jesus sobre a nossa vida.


Nesse tempo que eu fiquei sozinho em casa, eu assisti esse video Maravilhoso!

Pelo nome a gente já acha que é maligno, mas não, é O Oposto.

É como se o inimigo revelasse o que ele tenta esconder da humanidade para que as pessoas não se convertam a Cristo.

Assista e depois tire suas próprias conclusões! (I João 4 e 5, Tiago 4, I Pedro 5, Efésios 6, II Coríntios 10, I Coríntios 6:2, 3 e Marcos 16:15-18)

“Examinai tudo. Retende o bem.” I Tessalonicenses 5:21

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:32, 36

“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” Gálatas 5:1

Que Deus abençoe Muito a sua vida e te capacite a não se conformar com idéias contrárias ao que a Palavra de Deus diz a respeito de Cristo em você, e também a respeito de você Nele (I Pedro 2:9, 10, I João 5:12-15 e João 15:14-17). Em Nome de Jesus Cristo, Amém.

“Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.” João 1:12, 13

“Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.” João 7:38, 39 

“Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” Marcos 4:41 (João 1:1-3, Jó 41:11 e Isaías 45, 53 e 55)

“E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:20 (Hebreus 13:8 e Filipenses 1:6)